Na procura de um imóvel, a estética é uma das primeiras características a encantar os olhos e embora seja um critério importante, outros fatores também são determinantes para a escolha do seu novo lar.

A moradia ideal é aquela que vai além da beleza para te proporcionar qualidade de vida, mas o imóvel perfeito traz detalhes relevantes desde o processo de construção.

A Coralon sabe como as diversas opções imobiliárias podem confundir, tornando similares imóveis que têm grandes diferenças estruturais e qualitativas.

Por isso, fizemos este artigo para te dar algumas dicas sobre o que mais você deve observar na hora de escolher o melhor para a sua família.

Localização

A localização é um fator importantíssimo para a qualidade de vida. Afinal, é ela quem determina quanto tempo você precisará gastar no trânsito para ir ao trabalho ou levar as crianças na escola.

Além disso, ela também tem papel importante na segurança, nível de ruído sonoro durante a noite, contato com a natureza e o estilo de vida do morador em geral.

Por isso, é interessante filtrar os imóveis de acordo com os bairros que você gostaria de morar. Em caso de regiões desconhecidas, pergunte aos moradores sobre quaisquer detalhes necessários.

Outro ponto válido é a quantidade de serviços, como bancos, farmácias, academias, supermercados, entre outros, que existem na região. Lembrando que quem mora em residenciais tem a comodidade de ter alguns desses serviços dentro do condomínio.

Estrutura

A estrutura do imóvel não se limita apenas a sua aparência. É preciso averiguar a fiação, encanamento, qualidade dos pisos e azulejos, infiltrações ou rachaduras nas paredes, entre outras características.

Isso é importante pois, muitas vezes, esses sinais podem sugerir risco à saúde dos moradores, além de uma frequência maior de gastos com manutenção.

Segurança

Outro fator imprescindível e que deve ser sempre levado em consideração é a segurança. Em apartamentos ela é fornecida pelo condomínio através de portarias, câmeras de vigilância, alarmes, cercas elétricas, entre outros. Em casas, fica por conta do morador.

Como já falamos, a região também é um determinante de segurança. Além da movimentação do bairro, também é válido se atentar à qualidade de iluminação pública, por exemplo.

Potencial de valorização

Adquirir um imóvel é um comprometimento, mas também um investimento. Por isso, é interessante se informar sobre o potencial de valorização do imóvel.

Casas e condomínios construídos em áreas em desenvolvimento ou expansão são uma boa alternativa. Afinal, quanto maior o número de comércios e serviços na região, maior o valor do metro quadrado.

E então, já está preparado para encontrar o imóvel dos seus sonhos? Compartilhe esse artigo em suas redes sociais e ajude outras pessoas a escolher com sabedoria!