Existem três tipos de apartamentos disponíveis para compra no mercado: imóveis na planta, imóveis novos nunca habitados e imóveis antigos que já serviram de moradia para alguém.

Desses três tipos, aqueles vendidos ainda na planta têm conquistado a preferência de quem busca boas oportunidades de negócio. Mas será que você sabe mesmo o porquê?

Veja a seguir os motivos que levam as pessoas a optar pelos empreendimentos na planta e descubra se esse é também um bom negócio para você e sua família.

Mais tempo para se planejar financeiramente

Dependendo de qual é o status da obra do empreendimento, a entrega dos apartamentos comprados na planta pode levar, em média, de 2 a 3 anos para serem entregues. Por isso, ao comprar um imóvel “em construção”, o proprietário tem mais tempo para economizar o dinheiro que será utilizado para comprar a mobília, finalizar a decoração, entre outras coisas.

Melhores condições de pagamento

As condições de pagamento facilitadas também levam pessoas a darem preferência aos apartamentos ainda na planta.

Afinal, como o empreendimento ainda está em andamento, a construtora ou incorporadora responsável possui uma margem maior para negociação. Dessa forma, os futuros proprietários conseguem isenção de algumas taxas, parcelamento da entrada, flexibilidade nas parcelas, entre outras possibilidades que um imóvel pronto muitas vezes não oferece.

Menores chances de precisar gastar com reforma

Um apartamento comprado ainda na planta acabou de ser construído, por isso possui infraestrutura interna e externa novinhas em folha. Isso inclui redes elétrica e hidráulica novas e acabamento impecável, feito a partir do que há de mais atual no mercado de materiais de construção – isso vale para as áreas internas e externas.

Por esses e outros motivos, quanto mais novo é um apartamento, menor será a preocupação com problemas estruturais – infiltrações, rachaduras, elevadores que não funcionam direito, portões velhos, entre outros pontos – que demandam reformas e gastos com manutenção.

 

Possibilidade de personalização

Ainda falando sobre reformas, quando uma pessoa compra um imóvel já construído e precisa fazer uma mudança em um cômodo, por exemplo, é necessário encarar aquele quebra-quebra incômodo da reforma.

Mas no caso dos imóveis comprados na planta isso não acontece, pois em alguns casos há possibilidade de mudar algumas características do apartamento durante o desenvolvimento da obra. Apesar de não ser uma regra, é comum que proprietários mudem uma parede, solicitem um acabamento diferente ou façam a troca de determinado modelo de azulejo, por exemplo, sem precisar esquentar a cabeça com isso só depois da entrega da chave.

Valorização imobiliária

A possibilidade de valorização imobiliária é a razão que leva muita gente a comprar apartamento na planta, em especial aquelas pessoas cujo objetivo da compra é investimento e não moradia.

Afinal, comprar um apartamento na planta é mais vantajoso financeiramente devido às condições de pagamento oferecidas, mas quando o imóvel é entregue, sua valorização imobiliária se dá sobre o valor dele concluído. Isso significa mais dinheiro no bolso na hora de fechar negócio.

Documentação regularizada

Não são raros os casos de pessoas que compram um apartamento ou casa já construídos, e acabam com problemas para conseguir regularizar toda a documentação. Por outro lado, imóveis novos estão com tudo em dia, o que significa preocupações zero com esse tipo de coisa.

Depois de ler até aqui, conseguiu entender por que todo mundo prefere comprar apartamento na planta? Se você também acha que é mais vantajoso financiar um apartamento que ainda está na planta, conheça o Maison Coralon.